Um blog dedicado a tudo o que tenha a ver com maquilhagem. Videos de maquilhagem, dicas de beleza, sugestões e muito mais....
21.7.09

Varizes são veias que se dilatam, aumentando o seu volume e causando alteração no fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração. O facto de o sangue ter dificuldade em percorrer o corpo e chegar ao coração contribui para que as veias se dilatem.No interior das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para as extremidades. Quando as válvulas não se fecham, acontece o retorno – chamado de refluxo. Quando isto ocorre, aumenta a quantidade de sangue dentro das veias, ocorrendo a dilatação.

Geralmente, o desenvolvimento das varizes é ocasionado por factor hereditário e hormonal. Quando a mulher está grávida, há uma maior liberação dos hormônios, podendo gerar diminuição do tônus da parede venosa. No final da gestação, a compressão do útero sobre as veias do abdômen também pode desencadear varizes. Existem estudos que comprovam a relação entre o número de gestações e o aparecimento de varizes. Além desses factores, não podemos deixar de observar o estilo de vida da pessoa. Entre os fatores que favorecem o desenvolvimento das varizes, temos: maus hábitos alimentares, obesidade e trabalhar durante muito tempo em pé.

 

Prevenção

Deve-se iniciar a prevenção na idade adulta, o quanto antes. Em caso de necessidade por predisposição genética, deve-se iniciar a prevenção até mesmo durante a adolescência.

Veja algumas dicas que podem ajudar a prevenir essas linhas indesejáveis que comprometem a beleza das pernas:

  • Controlar o peso. Pessoas obesas têm uma predisposição significativa ao quadro. Com o aumento acentuado do peso corporal, a tendência das varizes é aumentar, tornando-se mais grossas. Se o peso estiver normal, o tratamento é mais fácil.
  • Evitar carregar peso ou fazer actividades físicas de alto impacto, como por exemplo a musculação. Essas atividades provocam uma maior tensão nos vasos e, conseqüentemente, as veias se dilatam, ajudando a formar as varizes.
  • Não submeter o corpo à exposição prolongada de temperaturas elevadas como em saunas, sessões de bronzeamento e banhos quentes demorados. Essa exposição também provoca a dilatação dos vasos.
  • Tenha o hábito de repousar, sempre que possível, com as pernas elevadas. Isso contribui para que o sangue circule pelo corpo, já que, ao deitar, os pés ficarão mais altos que o coração.
  • Dê atenção a atividades agradáveis como passeios e caminhadas. O bom humor também ajuda bastante. Pessoas amarguradas, constantemente estressadas e sobrecarregadas, ou sem momentos de lazer, têm tendência a apresentar mais varizes, devido à maior tensão provocada nos vasos.
link do post Princezinha, às 20:31 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres